Domingos Leite Lima Filho, Inny Bello Accioly, Jaqueline Pereira Ventura, Lia Vargas Tiriba, Maria Ciavatta Pantoja Franco, Regis Eduardo Coelho Arguelles da Costa, Sônia Maria Rummert e Zuleide Simas da Silveira.
Esta Linha de Pesquisa se fundamenta na crítica à economia política e na compreensão da história como produção social da existência, o que possibilita o entendimento da relação Trabalho-Educação nas suas diferentes dimensões histórico-ontológicas. A compreensão da indissociável relação Trabalho-Educação permite compreender as relações capitalistas, dominantes nos últimos séculos, como fruto do agir humano e, como tal, passível de superação. O trabalho possui um sentido de atividade criativa e, portanto, fundamental na produção de cultura, de saberes e da própria vida. Como mediação nas relações entre seres humanos e natureza, o trabalho adquire formas históricas, socialmente produzidas, as quais expressam distintos modos de produção da existência que desapareceram ou ainda hoje persistem, mesmo que de forma subordinada ao capitalismo. Assim, a relação Trabalho-Educação tanto pode se materializar em concepções e práticas sociais essenciais à reprodução ampliada do capital, quanto naquelas essenciais à formação integral dos seres humanos. Nessa perspectiva são estruturados os dois eixos de pesquisa: (a) A reconstrução histórica da relação Trabalho-Educação e (b) Mundo do trabalho e formação humana. A partir delas, com base no materialismo histórico, são desenvolvidos projetos de investigação sobre diversas temáticas, entre as quais destacamos: História e historiografia em trabalho; A fotografia como fonte histórica; Estado, trabalho e formação humana; Educação básica ; Políticas de ensino médio e educação profissional e tecnológica; Políticas e movimentos de educação de jovens e adultos trabalhadores; Trabalho-educação e meio ambiente; Trabalho-educação, cultura e modos não capitalistas de produção da existência; Movimentos sociais, experiência e educação; Empresariamento da educação; Educação integral e políticas de ampliação de jornada escolar. Essas e outras temáticas são discutidas e articuladas na Revista Trabalho Necessário (https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario), periódico vinculado à essa Linha.