Bruno Alves Dassie, Dinah Vasconcellos Terra, Everardo Paiva de Andrade, Flávia dos Santos Soares, Maria Jacqueline Girão, Mônica Vasconcellos de Oliveira Farias, Sandra Lúcia Escovedo Selles e Shaula Maíra Vicentini de Sampaio.
A linha de pesquisa trata de temas de investigação voltados para a educação nas ciências e nas artes em todos os níveis de ensino. As ciências consideradas incluem as ciências naturais, tais como a Física, Química e Biologia, a Matemática e as ciências sociais como a História, Geografia e Sociologia. A característica definidora dos estudos desenvolvidos nesta linha consiste em abordar diversas questões educacionais à luz da especificidade dos conteúdos próprios a cada área de conhecimento. A linha mantém a necessária articulação com as questões mais amplas da pesquisa educacional e enfatiza, particularmente, a discussão epistemológica sobre a natureza e características do pensamento/conhecimento científico e suas relações com a sociedade. Além disso, reconhece e discute as múltiplas transformações pelas quais passam os conhecimentos ao se constituírem em objetos a ensinar, tendo em vista, ainda, o contexto histórico social e cultural no qual os mecanismos de escolarização se desenvolvem. Incorpora também a preocupação em desenvolver reflexões sobre os desafios postos à educação na contemporaneidade, refletindo sobre os conhecimentos e culturas que circulam nos espaços escolares, mas também busca ampliar o enfoque para outras pedagogias em atuação nestes tempos, como as diferentes mídias e outros produtos culturais que interpelam jovens, crianças e adultos dentro ou fora das escolas. Temas e questões de investigação nesse campo focalizam os processos de ensino-aprendizagem tal como ocorrem em sala de aula e, de maneira geral, no contexto escolar; a formação inicial e continuada de professores para o currículo da Educação Básica, bem como a produção de materiais didáticos; as múltiplas relações entre currículo e cultura, entre outros. São seus eixos de pesquisa: Estudos Culturais, educação e ambiente; Questões sociocientíficas, relações ciência-tecnologia-sociedade e educação; Ensino se História; Ensino de Ciências e Biologia.