Ciência, Cultura e Educação (CCE)

Professores da linha

Bruno Alves Dassie, Diego Carlos Pereira, Dinah Vasconcellos Terra, Everardo Paiva de Andrade, Fabiano dos Santos Souza, Flávia dos Santos Soares, Maria Jacqueline Girão Soares de Lima, Mônica Vasconcellos de Oliveira Farias, Sandra Lúcia Escovedo Selles e Shaula Maíra Vicentini de Sampaio.

Ementa

A linha de pesquisa trata de temas de investigação voltados para a educação nas ciências e nas artes em todos os níveis de ensino. As ciências consideradas incluem as ciências naturais, tais como a Física, Química e Biologia, a Matemática e as ciências sociais como a História, Geografia e Sociologia. A característica definidora dos estudos desenvolvidos nesta linha consiste em abordar diversas questões educacionais à luz da especificidade dos conteúdos próprios a cada área de conhecimento. A linha mantém a necessária articulação com as questões mais amplas da pesquisa educacional e enfatiza, particularmente, a discussão epistemológica sobre a natureza e características do pensamento/conhecimento científico e suas relações com a sociedade. Além disso, reconhece e discute as múltiplas transformações pelas quais passam os conhecimentos ao se constituírem em objetos a ensinar, tendo em vista, ainda, o contexto histórico social e cultural no qual os mecanismos de escolarização se desenvolvem. Incorpora também a preocupação em desenvolver reflexões sobre os desafios postos à educação na contemporaneidade, refletindo sobre os conhecimentos e culturas que circulam nos espaços escolares, mas também busca ampliar o enfoque para outras pedagogias em atuação nestes tempos, como as diferentes mídias e outros produtos culturais que interpelam jovens, crianças e adultos dentro ou fora das escolas. Temas e questões de investigação nesse campo focalizam os processos de ensino-aprendizagem tal como ocorrem em sala de aula e, de maneira geral, no contexto escolar; a formação inicial e continuada de professores para o currículo da Educação Básica, bem como a produção de materiais didáticos; as múltiplas relações entre currículo e cultura, entre outros. São seus eixos de pesquisa: Estudos Culturais, educação e ambiente; Questões sociocientíficas, relações ciência-tecnologia-sociedade e educação; Ensino se História; Ensino de Ciências e Biologia.