Estudos do Cotidiano da Educação Popular (ECEP)

Professores da linha

Ana Paula Massadar Morel, Carmen Lúcia Vidal Pérez, José Valter Pereira, Maria Teresa Esteban do Valle e Nívea Maria da Silva Andrade.

Ementa

Os estudos do Cotidiano têm como centralidade os fenômenos, enigmas e revelações da vida cotidiana dos sujeitos, da sociedade e de suas instituições. Entendendo o cotidiano como cruzamento de múltiplas dialéticas entre o “rotineiro” e o “acontecimento” e considerando sua multiplicidade e fluidez, demarcarmos a educação popular como lócus privilegiado, reafirmando nosso compromisso com os setores historicamente excluídos do processo educacional e social. O que interessa aos Estudos do Cotidiano são os processos através dos quais as micro e as macroestruturas são produzidas e as práticas sociais produtoras da realidade social na sua cotidianidade. Assim, o projeto de escola pública para as classes populares; a formação de professores sob a ótica da educação popular; as lógicas operatórias das classes populares no enfrentamento das desigualdades, bem como suas astúcias e usanças; a cultura, a memória popular, a história recente (e cotidiana) dos movimentos populares; os processos de organização popular e de gestão democrática em sua cotidianidade, assim como a sexualidade, diferenças e preconceitos na escola configuram os eixos temáticos que articulam nossas pesquisas e nossa produção teórica.