Linguagem, Cultura e Processos Formativos (LCPF)

Professores da linha

Eda Maria de Oliveira Henriques, Jader Janer Moreira Lopes, Luciana Esmeralda Ostetto, Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta, Marisol Barenco de Mello e Zoia Ribeiro Prestes.

Ementa

A linha reúne pesquisadores que investigam ações e práticas educativas em diferentes instâncias e contextos, tendo como referência central seus sujeitos. As pesquisas realizadas fazem uso de abordagens teórico-metodológicas que afirmam a dimensão estética e cultural e o papel constitutivo da linguagem nas atividades humanas, buscando compreender os sujeitos e seus processos educativos em suas relações com a Sociedade, a História e a Cultura. Os temas seguintes caracterizam os estudos realizados na linha: formação de professores, ensino-aprendizagem, alfabetização, infância, lógicas e autorias infantis, desenvolvimento humano, linguagem verbal e linguagens expressivas, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA, tanto em espaços escolares como não escolares. Conformando este horizonte teórico comum se encontram os eixos a seguir: a) Processo de Ensino Aprendizagem; b) Processos Formativos; c) Infância e Educação Infantil.