Programa de Pós-Graduação em Educação UFF

Dúvidas sobre as Inscrições

No intuito de diminuir as dúvidas bastante legítimas geradas durante este novo processo de inscrição em disciplinas, vimos destacar duas situações:

1. Nosso mea culpa: Aquelas/es que já responderam e enviaram o formulário, porque viveram momentos de informação insuficiente/contraditória — alguns diriam até desinformação, mesmo –, merecem uma explicação de nossa parte acerca do ocorrido, assim como os justos pedidos de desculpas pela confusão e o agradecimento pela compreensão que mostraram, ao se disporem ao diálogo, neste período de mudança procedimental, que afeta a todas/os nós, e que foi feito com objetivo de tornar mais claros e protocolares os nossos processos administrativos.

2. Detectamos, com a ajuda de várias mensagens que recebemos, de segunda-feira para cá, um erro na nossa publicação das orientações. Esse erro, resultado do uso de um conectivo de orações mal empregado, fez com que vocês legitimamente entendessem que estávamos pedindo uma coisa, quando a nossa intenção era pedir o oposto. A correção foi feita, hoje, por volta das 17h, ou seja, apenas depois de centenas de envios realizados (que não precisam ser mais discutidos, porque serão corrigidos pela Secretaria, caso haja necessidade. Não é necessário entrar em contato com a gente por isso, por favor!). 

Esse segundo ponto, aliás, está sendo explicitado, para que possa ajudar na compreensão de que aquilo que a UFF chama oficialmente de “Período de Ajustes” — nome que a gente usa também oficialmente — está funcionando, na prática, dentro da organização do Programa, como um “Novo Período de Inscrições/Ajustes”, porque há características dos dois, nos nossos procedimentos: queremos que (1) vocês incluam todas as disciplinas que desejem cursar (inclusive as que vocês incluíram nas inscrições do início do ano) e (2) que, caso haja alguma disciplina em que vocês tenham se inscrito no começo do ano, mas que não queiram mais cursar, vocês cancelem, indicando no formulário. Isso porque nosso sistema informatizado é bastante limitado: ele não gera relatórios de turmas criadas/ estudantes inscritos, documento que facilitaria enormemente a nossa análise, para descobrirmos onde paramos, no cadastro das inscrições do começo do ano, quando fomos interrompidos com o afastamento para trabalho remoto. Sem um material manuscrito que ficou preso na Secretaria, sem a possibilidade de gerar os relatórios mencionados e sem a “nova” inscrição de vocês, nós ficaríamos perdidas/os no sistema, sem saber quem está inscrito em quê. Por isso, optamos por pedir que se inscrevessem novamente (+ cancelamento das que não queiram cursar, mas que lembram de ter incluído em fevereiro/março).

Agradecemos pelo tempo de vocês e pedimos encarecidamente que, por favor, entrem em contato apenas aquelas/es que ainda não responderam ao formulário e que tenham ficado com dúvida, acerca do que explicamos aqui. Se ainda não respondeu e não tem dúvida, pedimos que evite contato, para que não congestione o nosso sistema de demandas.
A todas/os que já nos enviaram, agradecemos a tentativa de fazer correto e, novamente, desculpamo-nos pela confusão que, sem querer, acabamos provocando.


Secretaria do PPG-Educação / FEUFF 

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