Adriano Vargas Freitas, Dagmar Mello e Silva, Hustana Maria Vargas, Iolanda de Oliveira, Maria Cecília de Castello Branco Fantinato e Marília Etienne Arreguy.
A Linha Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação possui característica transdisciplinar por sua interlocução entre educação e as distintas formas de desigualdades e exploração de classe, raça, gênero, sexualidades e diversidades físicas, sensoriais e/ou cognitivas. Por entender a educação como processo social que tanto pode refletir práticas histórica e subjetivamente constituídas, como produzir movimentos instituintes que reinventem uma práxis que priorize a justiça social, os pesquisadores da Linha vêm se dedicando a estudos que destacam questões relacionadas a políticas de promoção do acesso e da permanência de grupos social e historicamente excluídos nos espaços de ensino formal e não formal. Temas privilegiados de pesquisa englobam: ações afirmativas, interiorização da educação superior, estratificação educacional, negritude e educação antirracista, ancestralidades e transgeracionalidade, direitos dos povos originários; decolonidade, etnomatemática; trauma, intersubjetividade na interface de psicanálise, política e clínica do social; diversidade, estudos feministas e queer; questões ético-estéticas relacionadas às formas de comunicabilidade contemporâneas; macro e micropolíticas enquanto formas de resistência ao modo de produção de subjetividades hegemônicas.