Programa de Pós-Graduação em Educação UFF

Trabalho-Educação (TE)

Professores da linha

Domingos Leite Lima Filho, Inny Bello Accioly, Jaqueline Pereira Ventura, Lia Vargas Tiriba, Maria Ciavatta Pantoja Franco, Regis Eduardo Coelho Arguelles da Costa, Sônia Maria Rummert e Zuleide Simas da Silveira.

Ementa

Esta Linha de Pesquisa se fundamenta na crítica à economia política e na compreensão da história como produção social da existência, o que possibilita o entendimento da relação Trabalho-Educação nas suas diferentes dimensões histórico-ontológicas. A compreensão da indissociável relação Trabalho-Educação permite compreender as relações capitalistas, dominantes nos últimos séculos, como fruto do agir humano e, como tal, passível de superação. O trabalho possui um sentido de atividade criativa e, portanto, fundamental na produção de cultura, de saberes e da própria vida.  Como mediação nas relações entre seres humanos e natureza, o trabalho adquire formas históricas, socialmente produzidas, as quais expressam distintos modos de produção da existência que desapareceram ou ainda hoje persistem, mesmo que de forma subordinada ao capitalismo. Assim, a relação Trabalho-Educação tanto pode se materializar em concepções e práticas sociais essenciais à reprodução ampliada do capital, quanto naquelas essenciais à formação integral dos seres humanos. Nessa perspectiva são estruturados os dois eixos de pesquisa: (a) A reconstrução histórica da relação Trabalho-Educação e (b) Mundo do trabalho e formação humana. A partir delas, com base no materialismo histórico, são desenvolvidos projetos de investigação sobre diversas temáticas, entre as quais destacamos: História e historiografia em trabalho; A fotografia como fonte histórica; Estado, trabalho e formação humana; Educação básica ; Políticas de ensino médio e educação profissional e tecnológica; Políticas e movimentos de educação de jovens e adultos trabalhadores; Trabalho-educação e meio ambiente; Trabalho-educação, cultura e modos não capitalistas de produção da existência; Movimentos sociais, experiência e educação; Empresariamento da educação; Educação integral e políticas de ampliação de jornada escolar. Essas e outras temáticas são discutidas e articuladas na Revista Trabalho Necessário (https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario), periódico vinculado à essa Linha.

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