Convite 57º ICA “Privación de la libertad en América Latina: desafíos para las políticas de Derechos Humanos”

Postado por PPGE/UFF em 09/jul/2020 - Sem Comentários

Convite

O 57º Congresso Internacional de Americanistas (57º ICA) a ser realizado em Foz do Iguaçu – Brasil, no período 19 a 23 de julho de 2021, convida pesquisadores interessados em participar do Grupo de Trabalho “Privación de la libertad en América Latina: desafíos para las políticas de Derechos Humanos” – coordenado pelos professores Dr. Elionaldo Julião (Universidade Federal Fluminense / Brasil) e Dra. Violeta Acuña-Collado (Universidade de Playa Ancha / Chile).

O Objetivo do GT é reunir profissionais de diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais interessados em refletir sobre os aspectos jurídicos, políticos, ideológicos e administrativos que envolvem o problema na América do Sul, e principalmente sobre as políticas públicas para enfrentar ou minimizar as vulnerabilidades que o sistema punitivo produz. O núcleo do GT aborda o debate sobre a interdisciplinaridade e os aspectos da privação de liberdade nas sociedades contemporâneas. Buscará discutir diagnósticos das experiências sul-americanas suscitando reflexões sobre: legislação; questões de gênero; políticas de execução penal e direitos humanos; políticas de restrição e privação de liberdade de jovens em conflito com a lei; alternativas penais de participação social; programas de convivência familiar e comunitária; políticas para egressos; políticas de saúde, educação e trabalho, assim como “políticas de tratamento penitenciário e socioeducativo”.

Os interessados deverão acessar o site do evento https://ica2021.unicentro.br/apresentacao/ no link “Eixos Temáticos” no eixo temático “Estudos Sociais”, GT “00306”.

Apenas inscrição de resumo como no máximo 2 mil caracteres e 5 palavras chaves.

Datas importantes:

Até 30 de setembro 2020 – Prazo de submissão de proposta de trabalho (resumo – máximo de 2 mil caracteres).

01 a 31 de outubro 2020 – Divulgação das propostas de trabalhos aceitos.

01/11/2020 a 01/03/2021 – Prazo para envio dos trabalhos completos.

01/11/2020 a 01/03/2021 – Inscrições e pagamentos

Para a consulta de datas visite: https://ica2021.unicentro.br/datas-importantes/

Para consulta com os coordenadores do GT:

Elionaldo Julião (elionaldoj@yahoo.com.br)

Violeta Acuña C. (V-acuna@upla.cl)